Pular para o conteúdo principal

Destaque do MÊS

Seja Feliz neste Novo Ano.

O Que é Home Office?

É um escritório em casa, um tipo de trabalho remoto que possibilita executar diversas tarefas administrativas.


1 - Pode prestar serviços sendo funcionário de uma empresa na modalidade tele-trabalho. 

2-Freelancer a trabalhar projetos avulsos.

3- Sendo empresário de uma empresa home based(que tenha sede em uma residência). 

Com a expansão dos meios de comunicação e a popularização dos dispositivos móveis(smartphones, laptops, tablets), este tipo de trabalho ganha força e se destaca, de acordo com os avanços das redes  sociais.

Após a assustadora pandemia Covid-19, que chegou de surpresa a nível mundial, a partir do mês março de 2020;esta modalidade facilitou  que às recomendações das autoridades, devido o distanciamento social fossem cumpridas.

Isto porque a situação obrigou muitas empresas fecharem as portas, o que acarretou também aumento de desemprego.A boa notícia, é que os avanços tecnológicos trouxeram inovações e novas oportunidades de trabalho através desta modalidade remota, mais conhecida como home office.

 No trabalho remoto, apesar do profissional ficar distante fisicamente, e aparentemente ter liberdade para exercer suas funções de onde quiser; não é prudente usar desta liberdade para se desviar do foco da responsabilidade, que o trabalho lhe exigir. 

Na realidade ao mesmo tempo que o profissional fica ausente do ambiente de trabalho físico, a conexão via internet o deixa mais próximo do ambiente corporativo, deve exercer a função com o mesmo compromisso presencial. 

O Que colocar e não colocar no seu curriculum? 

Se pesquisar, vai encontrar inúmeras orientações que podem ajudar elaborar um bom currículo.Lembre-se,geralmente uma empresa precisa de profissionais, que possam agregar e representar bem a empresa no cargo oferecido. 

 Fiz parte do mundo corporativo em grandes empresas,tive o privilégio de colaborar nos processos seletivos para recrutamento de colaboradores.Entretanto,observava que muitos candidatos dificultam que o seu currículo seja selecionado..Recordo de quando a empresa divulgava vagas, rapidamente chegavam muitos currículos. Geralmente o recrutador começa pelos currículos de simples e rápida compreensão.

Muitos candidatos,principalmente o público feminino, se preocupavam mais com a imagem na foto, do que com o conteúdo do seu currículo.Em alguns currículos a foto era do corpo todo  adicionada em tamanho gigante e até sensualizando, dificultava até abrir o arquivo,e não estou a exagerar. 

Atualmente não é necessário colocar foto no currículo, a não ser que seja solicitado pelo anunciante devido a categoria da vaga,e se esta, exigir características que precisam selecionar através da foto.

Segue dicas para elaborar bem um currículo e aumentar as chances de contratação.

1) - Não precisa ser colocado no título a frase"Currículo vitae",pois o conteúdo já mostra que trata-se de um currículo.Este termo era usado antes da era digital,e; eram vendidos em papelaria semelhante uma ficha a ser preenchida manualmente,recordo bem quantas vezes usei. 

Diferente do que alguns pensam; um currículo é um documento sim, pois consta dados pessoais, e qualquer pessoa pode ter acesso.

No título, é necessário colocar em destaque o nome do profissional e logo abaixo os dados,exemplo: data de nascimento, telefone, e-mail, e endereço, seguidos das experiências profissionais.

2) - Pretensão Salarial:

Pode colocar a pretensão salarial, apenas se o anunciante da vaga solicitar. Geralmente o recrutador pede a pretensão salarial do candidato, se o salário for baixo, mas oferecem benefícios que podem interessar ao candidato no momento da entrevista. 

Mas, se o anunciante não solicitar esta informação não coloque, pois costumam falar o salário durante o processo seletivo. 

3)- Não é preciso colocar no currículo o número de documentos (CPF, RG e outros).Documentos devem ser solicitados pelo RH da empresa após a aprovação no processo seletivo, justamente porque necessitam destes dados para confirmar a contratação.

Todo cuidado é pouco;não divulgue seus documentos e informações pessoais no currículo.

4)- Referências profissionais:não deve colocar referências profissionais no seu currículo, ou seja; telefone e nome do seu antigo patrão.Se o anunciante da vaga solicitar, deve ser entregue ao recrutador separadamente, no momento da entrevista.

Outra dica importante: antes de se candidatar a vaga anunciada, é preciso ler e compreender a descrição da vaga;só encaminhe o seu currículo, se o seu perfil profissional estiver de acordo com o perfil exigido na vaga. 

5) -Assinatura?

Currículo, é um documento inicial usado para se candidatar a uma vaga de emprego,não é necessário, nem obrigatório colocar assinatura, esta é opcional.A sua assinatura será necessária no momento de assinar o contrato de trabalho.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que faz um Profissional de Mídia?

Existe quem confunde profissionais de mídia, com fotógrafos. Profissionais de midia são especialistas em comunicação e publicidade,atuantes criadores de conteúdos publicitários,são fundamentais em agências de comunicações. O seu trabalho envolve diversas áreas relacionadas; impressa,digital e eletrônica.   Já que publicidade e propaganda são inseparáveis do mundo digital,além das atividades citadas,o profissional de mídia pode sim fazer boas fotografias, avaliar a qualidade, design ou até mesmo transformar e melhorar a qualidade das imagens. Na atualidade com os avanços tecnológicos e serviços remotos, escancaram-se portas para anunciar com baixo custo, através de propaganda na internet. O Profissional de mídia que produz conteúdos on-line ; deve ser focado em desenvolver estratégias de divulgação, de acordo com a ideia e investimento do cliente/ou solicitante; através das redes sociais, sites, blogs, canais, sem quebrar regulamentos e normas das plataformas.  Na míd...

Antissocial e Sociável,qual a diferença?

Aprendendo para não confundir! Primeiro vamos saber como esta palavra  antissocial ,deve ser escrita. De acordo com o novo acordo ortográfico de janeiro de 2009),deve ser escrita, sem usar o hífen e (duas letras  SS ),e se escrever com hífen e apenas um" S "está errado.   Devemos utilizar este adjetivo antissocial, quando nos referirmos a alguém, ou a alguma coisa contrária ao convívio social,por exemplo; às regras, ideias,interesses e costumes da sociedade. Sim! O silêncio faz bem para a saúde mental e espiritual.Por isso existe o momento de falar e de calar. Respeitar direitos dos outros é uma atitude sociável e de cidadania.Prudente é praticar o nosso dever,pois não sabemos quando precisaremos exercer o nosso direito. Pessoa sociável: sabe viver em sociedade, respeita direitos e deveres, tem caráter generoso, comunicativo, cortês, agradável e civilizado. Consegue conversar de maneira gentil com todos, sabe viver socialmente, seguindo regras e práticas da boa convivênc...

Melhores Reflexões em imagens.

O Amor e o Respeito caminham juntos Sou apenas uma pessoa estrangeira nesta terra.